Em média, 17 em cada 100 homens a partir de 50 anos de idade serão diagnosticados com câncer de próstata ao longo da vida. Aproximadamente 75% dos casos ocorrem a partir dos 65 anos. Há muitas razões para realizar a prevenção do câncer de próstata, mas a principal delas é ter certeza de que você está fazendo a sua parte e cuidando da sua saúde. Esse tipo de tumor é cerca de 1,6 vezes mais comum em homens negros comparados com homens brancos.
COMO PREVINIR?
- Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer.
- Outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
- A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata uma vez que, tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.
- Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.
- Realizando os exames de toque retal e PSA, você estará aumentando as chances de diagnóstico e tratamento precoces. Homens sem risco maior de desenvolver câncer de próstata devem começar a fazer os exames preventivos aos 50 anos. É recomendada a realização desses exames anualmente, dos 45 aos 69 anos, caso haja história familiar de câncer de próstata ou tenha a cor negra.
Fonte: INCA, modificado por Dr. Antônio Ferraz de Oliveira