- O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Assim, a cada 6 homens 1 terá a doença.
- Em 2015 a projeção é de que serão diagnosticados 69.000 novos casos de câncer de próstata.
- Se detectado precocemente tem de 80 a 95% de chances de cura.
- Em média, a cada 10 pacientes em países subdesenvolvidos, de 3 a 4 morrem da doença. Já, nos desenvolvidos, a estatística é de 1 para 10.
- Estima-se que quase 50% dos homens brasileiros nunca foram ao urologista.
- O objetivo da campanha é quebrar preconceitos. E, informar e conscientizar a população sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata.
- Realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se prevenir contra a doença.
- Sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 40 – 45 anos, caso esteja inserido nos fatores de risco como história familiar da doença ou tenha cor negra.
- O ritual compreende o toque retal e a dosagem sanguínea do PSA (antígeno prostático específico). Havendo alguma suspeita, o paciente fará novos exames como a biópsia da próstata.
- O toque retal é indispensável e não deve ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom.
- Informe-se com o seu médico!!!