O câncer da mama é segundo tipo de câncer mais frequente no mundo inteiro. É o tipo de câncer que mais acomete as mulheres. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que anualmente cerca de 50 mil casos sejam diagnosticados, representando a principal causa de mortalidade por câncer entre as mulheres.

O câncer de mama é mais comum nas mulheres, sendo que a proporção de homens atingidos em relação às mulheres é de um a cada cem. A doença raramente ocorre antes dos 35 anos e a partir dessa faixa etária a incidência de casos cresce progressivamente. Assim as medidas preventivas são tão importantes, principalmente a partir dos 40 anos. A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia.

    COMO PREVINIR?

    1. Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos.
    2. Evitar consumo de grande quantidade de gordura saturada.
    3. Ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é fator de risco para esse tipo de tumor, bem como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.
    4. Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Parecem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais com dosagens elevadas de estrogênio por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.
    5. A amamentação tem sido apontada como fator protetor para a doença.
    6. Autoexame das Mamas, lembrando que o exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado para essa atividade. O exame clínico anual das mamas a partir de 40 anos é recomendado em nosso país pelas diretrizes do Instituto Nacional do Câncer.
    7. No Brasil, o rastreamento mamográfico para mulheres de 50 a 69 anos é a estratégia recomendada para controle do câncer de mama. As recomendações do Ministério da Saúde para detecção precoce e diagnóstico desse câncer recomenda que o exame seja realizado pelo menos a cada dois anos, para mulheres entre 50 a 69 anos.

    Fonte: INCA, modificado por Dr. Antônio Ferraz de Oliveira